quarta-feira, 6 de maio de 2009

QUESTÕES ÉTNICAS - RACIAIS

Meu planejamento sobre as questões Étnico - Raciais na escola


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - PEAD
Interdisciplina: Questões Étnico - Raciais
Aluna: Cristiane Model Mengue
Como trabalhar Questões Étnico Raciais na escola?
Etapa 1:PLANEJAMENTO E APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DA PRÁTICA
TEMATICA: NEGROS SÃO PARTE DA NOSSA IDENTIDADE
SERIE: 4ª SERIE
OBJETIVOS:
· Refletir sobre a origem da nossa cultura;
· Conhecer a diversidade de nosso povo;
· Pesquisar sobre a nossa diversidade cultural;
· Conhecer nossa origem, através da construção de uma árvore genealógica;
PRIMEIRAS ATIVIDADES:
Faremos um circulo de mesas na sala de aula, farei uma pergunta para que todos reflitam: EU ME CONHEÇO E CONHEÇO MINHA ORIGEM?
Darei um tempo para que reflitam. Cada aluno irá falar sobre si e sobre sua família e sua origem.
Colocarei o mapa mundial sobre o chão da sala e convidarei todos para que sentem a sua volta, e tentem localizar a origem da sua família se possível.
Após farei questionamentos? Por que ninguém apontou para este nome aqui? (AFRICA) Para que País estou apontando? Será que é um País ou Continente?Qual a origem do povo deste continente?Será que existem descendentes deste País morando na nossa cidade?O que geralmente acontece com estes povos quando migram para outros lugares?São bem recebidos? Por quê? O que leva as pessoas a discriminarem os negros?O que vocês conhecem ou sabem sobre a África, que fazem parte do nosso cotidiano?
Apresentarei para os alunos um novo mapa: África: Berço da humanidade e do conhecimento

Faremos variados comentários sobre o mesmo, dando relevância sobre a discriminação, racismo....
Iremos para o LABIN pesquisar sobre os diversos povos africanos e suas contribuições para a economia do Brasil, hábitos e tradições.
Ao retornar para a sala de aula, dividirei os alunos em grupos e de tarefa, terão que elaborar uma apresentação bem criativa que explique toda a sua pesquisa e também farão individualmente uma pesquisa na sua família e criarão uma arvore genealógica sobre a mesma, contemplando todos os itens necessários desde sua origem até os dias de hoje.
Etapa 2: Os alunos farão a apresentação dos trabalhos, e após comentaremos sobre os mesmos. E para estas apresentações, convidamos os alunos da turma 31, (3ª serie), para assistir os trabalhos.
Levarei os alunos para a biblioteca, onde faremos retiradas de livros sobre lendas, historias africanas, culinárias africanas....
Faremos a hora da leitura e a apresentação de cada historia, lenda escolhida.
Os alunos representarão suas historias de maneira livre, como desejarem (cartazes, recortes, teatros...) e ao termino os trabalhos criados serão exposto no mural da escola.
Ao termino da aula, os alunos terão como tarefa de casa uma produção textual que envolva: racismo – discriminação – África – negros, sem esquecer de obedecer as regras de pontuação. Esta produção devera ser entregue na próxima aula







Um comentário:

Roberta disse...

Cris!!

No blog temos que publicar as nossas aprendizagens e não a atividade na íntegra. O que tu aprendeste fazendo essa atividade? Quais foram os pontos que tu destaca. Aguardo complementação.

Abraços
Roberta