quarta-feira, 6 de maio de 2009

QUESTÕES ÉTNICAS - RACIAIS

Meu planejamento sobre as questões Étnico - Raciais na escola


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA – LICENCIATURA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA - PEAD
Interdisciplina: Questões Étnico - Raciais
Aluna: Cristiane Model Mengue
Como trabalhar Questões Étnico Raciais na escola?
Etapa 1:PLANEJAMENTO E APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DA PRÁTICA
TEMATICA: NEGROS SÃO PARTE DA NOSSA IDENTIDADE
SERIE: 4ª SERIE
OBJETIVOS:
· Refletir sobre a origem da nossa cultura;
· Conhecer a diversidade de nosso povo;
· Pesquisar sobre a nossa diversidade cultural;
· Conhecer nossa origem, através da construção de uma árvore genealógica;
PRIMEIRAS ATIVIDADES:
Faremos um circulo de mesas na sala de aula, farei uma pergunta para que todos reflitam: EU ME CONHEÇO E CONHEÇO MINHA ORIGEM?
Darei um tempo para que reflitam. Cada aluno irá falar sobre si e sobre sua família e sua origem.
Colocarei o mapa mundial sobre o chão da sala e convidarei todos para que sentem a sua volta, e tentem localizar a origem da sua família se possível.
Após farei questionamentos? Por que ninguém apontou para este nome aqui? (AFRICA) Para que País estou apontando? Será que é um País ou Continente?Qual a origem do povo deste continente?Será que existem descendentes deste País morando na nossa cidade?O que geralmente acontece com estes povos quando migram para outros lugares?São bem recebidos? Por quê? O que leva as pessoas a discriminarem os negros?O que vocês conhecem ou sabem sobre a África, que fazem parte do nosso cotidiano?
Apresentarei para os alunos um novo mapa: África: Berço da humanidade e do conhecimento

Faremos variados comentários sobre o mesmo, dando relevância sobre a discriminação, racismo....
Iremos para o LABIN pesquisar sobre os diversos povos africanos e suas contribuições para a economia do Brasil, hábitos e tradições.
Ao retornar para a sala de aula, dividirei os alunos em grupos e de tarefa, terão que elaborar uma apresentação bem criativa que explique toda a sua pesquisa e também farão individualmente uma pesquisa na sua família e criarão uma arvore genealógica sobre a mesma, contemplando todos os itens necessários desde sua origem até os dias de hoje.
Etapa 2: Os alunos farão a apresentação dos trabalhos, e após comentaremos sobre os mesmos. E para estas apresentações, convidamos os alunos da turma 31, (3ª serie), para assistir os trabalhos.
Levarei os alunos para a biblioteca, onde faremos retiradas de livros sobre lendas, historias africanas, culinárias africanas....
Faremos a hora da leitura e a apresentação de cada historia, lenda escolhida.
Os alunos representarão suas historias de maneira livre, como desejarem (cartazes, recortes, teatros...) e ao termino os trabalhos criados serão exposto no mural da escola.
Ao termino da aula, os alunos terão como tarefa de casa uma produção textual que envolva: racismo – discriminação – África – negros, sem esquecer de obedecer as regras de pontuação. Esta produção devera ser entregue na próxima aula








NECESSIDADES ESPECIAIS


Com base nos trabalhos realizados no Dossiê de Inclusão, sobre a questão de crianças com deficiencias e sua inclusão/exclusão, gostaria de aqui mostrar a vocês, meu tio portador de Sindrome de Down que já sofreu momentos de tristeza como relatei no meu dossiê. Veja a foto dele logo abaixo:






Olá gostaria de compartilhar com vocês, minha grande felicidade, meu casamento que foi no dia 25 de outubro de 2008. Abraços


Novo semeste se inicia!!!

Olá colegas, mais um ano de atividades se inicia e 2009 promete fortes emoções!Vamos lá não e nem devemos desanimar!!!Abraços a todos