quinta-feira, 10 de julho de 2008

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Pedagogia - PEAD
Disciplina: Representação do Mundo pelas Ciências Naturais E
Pólo: Três Cachoeiras
Data: 02 de junho de 2008
Nome(s): Cristiane Model Mengue

Projeto

Tema: Natureza e seus ciclos

Duração: 02 meses

Justificativa:
O estudo dos ciclos da natureza é uma grande oportunidade para despertar a curiosidade e a admiração das crianças. Ao observar as interações entre a natureza e o ser humano a criança estará desenvolvendo o modelo de um ambiente com um todo integrado em que a atividade de cada parte depende do funcionamento do todo.
Nossa natureza não evolui sozinha, mas junto com toda a sua humanidade. Da mesma forma o ser humano não evolui sozinho, sua historia faz parte da historia da vida na terra, por isso devemos cuidar , preservar e admirar o ambiente em que vivemos, conhecendo a sua relação entre os animais, vegetais e a humanidade em geral.

Objetivo geral:

Desenvolver o interesse pela natureza, através de pesquisas e leitura de textos informativos que levam os alunos a refletirem sobre a mesma;

Objetivos específicos:

Ler e interpretar textos informativos e narrativos;
Conscientizar-se sobre a importância da preservação da nossa natureza;
Realizar pesquisas sobre os ciclos da natureza;
Construir em forma de maquete as causas do desequilíbrio da natureza;
Usar a criatividade ao construir um texto sobre a preservação das espécies animais e vegetais;
Expressar-se oralmente através de relatos pessoais, onde observou a interferência do ser humano na natureza;
Pesquisar sobre a importância dos ciclos para a humanidade;
Apresentar a roda literária através da analise do filme Blink Bill;
Construir em conjunto o livro dos ciclos da natureza;

Atividade Pratica

Analise do filme Blink Bill;
Produzir um relato a partir do filme, sobre as interferências das ações humanas no desequilíbrio ecológico e também sobre a necessidade de os animais se adaptarem a um novo ambiente;
Apresentação para os colegas em forma de roda literária;

Fundamentação Teórica

Ao estudarmos o meio ambiente e os seus ciclos, pretende-se que os alunos formem uma mentalidade critica, viva e constritiva sintonizada ao tempo presente, pois nosso planeta oferece muitos recursos naturais, indispensáveis para a nossa sobrevivência. A qualidade de vida dos seres humanos depende da qualidade dos recursos naturais do ar que respiramos, da água que bebemos, do solo em que se desenvolvem as culturas agrícolas, das plantas e dos animais que utilizamos em nossa alimentação.
O estudo da natureza e seus ciclos enfim contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade de respeito pela vida, auxiliando-nos no desempenho de nossas atividades sem comprometer a harmonia do ambiente em que vivemos.

Metodologia de análise

Para o registro das atividades realizadas, será criado em conjunto o livro dos ciclos da natureza, que ficara exposto na biblioteca da escola para que os outros colegas possam retirá-lo para ler.

Avaliação

Este projeto será avaliado durante toda a sua realização, e terá como critérios a participação, a socialização, o interesse, a criatividade e a integração do grupo e desempenho nas atividades.

Nenhum comentário: