quinta-feira, 10 de julho de 2008

UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Pedagogia - PEAD
Disciplina: Seminário Integrador – Eixo IV
Pólo: Três Cachoeiras
Data: 23 de abril de 2008
Nome(s): Cristiane Model Mengue

Plano de Estudos

Nos últimos anos a necessidade de estar em constante aperfeiçoamento se disseminou pelo mundo da educação. Prova disso é o aumento no número de professores com graduação. As mudanças são claras nos números, são o reflexo de uma nova postura em sala de aula, e o impacto positivo dos cursos de formação depende em grande parte de comprometimento e empenho.
Com base nestes dados busco rever minha formação, e no que preciso aperfeiçoar na área profissional.
Durante estes quatro semestres do curso de Pedagogia a Distancia, trabalhamos varias interdisciplinas, dentre todas as que mais me favoreceu tanto no curso como na pratica docente foi as TIC’S, pois pude transmitir vários tipos de ferramentas para meus alunos que eles ainda não tinham conhecimento como eu.
Como citei foram trabalhados vários assuntos, mas o que ainda me faz falta como aluna e docente é a questão da avaliação, tanto inicial como final, pois é preciso verificar o que os alunos já sabem o que não conseguiram aprender, o que é preciso propor para que eles avancem etc.
Para isto, buscarei estabelecer alguns objetivos que pretenderei alcançar e que irão com certeza favorecer na avaliação dos meus alunos.

Objetivos:

§ Pesquisar conteúdos mais relacionados com a pratica escolar e com a realidade dos alunos;
§ Elaborar uma abordagem mais ampla sobre o conhecimento de cada aluno;
§ Conhecer os temas que a escola aborda, para que não haja repetição de conhecimento;
§ Ter em mente que o papel do professor é ajudar a construir idéias mais profundas e próximas dos objetivos escolares;

Estratégias

§ Leituras de textos variados sobre a avaliação;
§ Formação de grupos de professores para debate;
§ Pesquisa em livros e internet;
§ Análise em grupos dos planejamentos, projetos dos anos anteriores etc;
§ Entrevistas com os pais ou responsáveis;
§ Pesquisa do histórico escolar de cada aluno;

Evidências

A avaliação deve sempre estar a serviço do aluno, acompanhar o caminho que o aluno faz, descobrindo suas dificuldades e necessidades. Esta deve ser constante, durante jogos, trabalhos em grupos e brincadeiras. Também é importante ter conversas individuais com os alunos, olhar os cadernos, as produções, perguntar o que aprenderam, o que gostaram, buscando ter um registro diário mostrando em que as crianças se desenvolveram e em que precisam melhorar.
Avaliar é acompanhar a turma, ajudando a ultrapassar os obstáculos do caminho.

Nenhum comentário: