quinta-feira, 10 de julho de 2008

Minhas colegas de serviço!!!


Ganhei esta flor do meu noivo, e ele deu a ela o nome de Cris


Linha do Tempo

Ano em que nasci
1987
Formatura do curso de Magistério
2006
Aniversario de 1 aninho
1988
1ª serie
1995
Formatura
8ª serie
2002
Aniversario
De 15 anos
2003
Casamento
2008

Como cita no texto trabalhado, o principal objetivo dos estudos sociais é propiciar a criança oportunidades para que ela possa compreender sua vida na sociedade, o seu tempo e seu espaço.
Com base neste, busquei realizar atividades relacionadas com o cotidiano do aluno, pois sabemos que é ai que começa a construção do conhecimento.

_ estudo do município;
_Visita aos pontos mais importantes do município;
_Descrição do caminho que percorre da sua casa até a escola, e quanto tempo gasta para fazer este percurso;
_Pesquisa com vizinhos, amigos, parentes sobre como eram ocupados os espaços do município antigamente, quantos habitantes etc.
_Construção de uma linha do tempo do município, com base em todos os dados obtidos com a pesquisa dos alunos;

Analisando a realização das atividades, pude perceber um grande empenho dos alunos, onde estes se sentiam orgulhosos em estar conhecendo um pouco mais a historia do seu município e como este foi construído.
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Pedagogia - PEAD
Disciplina: Seminário Integrador – Eixo IV
Pólo: Três Cachoeiras
Data: 23 de abril de 2008
Nome(s): Cristiane Model Mengue

Plano de Estudos

Nos últimos anos a necessidade de estar em constante aperfeiçoamento se disseminou pelo mundo da educação. Prova disso é o aumento no número de professores com graduação. As mudanças são claras nos números, são o reflexo de uma nova postura em sala de aula, e o impacto positivo dos cursos de formação depende em grande parte de comprometimento e empenho.
Com base nestes dados busco rever minha formação, e no que preciso aperfeiçoar na área profissional.
Durante estes quatro semestres do curso de Pedagogia a Distancia, trabalhamos varias interdisciplinas, dentre todas as que mais me favoreceu tanto no curso como na pratica docente foi as TIC’S, pois pude transmitir vários tipos de ferramentas para meus alunos que eles ainda não tinham conhecimento como eu.
Como citei foram trabalhados vários assuntos, mas o que ainda me faz falta como aluna e docente é a questão da avaliação, tanto inicial como final, pois é preciso verificar o que os alunos já sabem o que não conseguiram aprender, o que é preciso propor para que eles avancem etc.
Para isto, buscarei estabelecer alguns objetivos que pretenderei alcançar e que irão com certeza favorecer na avaliação dos meus alunos.

Objetivos:

§ Pesquisar conteúdos mais relacionados com a pratica escolar e com a realidade dos alunos;
§ Elaborar uma abordagem mais ampla sobre o conhecimento de cada aluno;
§ Conhecer os temas que a escola aborda, para que não haja repetição de conhecimento;
§ Ter em mente que o papel do professor é ajudar a construir idéias mais profundas e próximas dos objetivos escolares;

Estratégias

§ Leituras de textos variados sobre a avaliação;
§ Formação de grupos de professores para debate;
§ Pesquisa em livros e internet;
§ Análise em grupos dos planejamentos, projetos dos anos anteriores etc;
§ Entrevistas com os pais ou responsáveis;
§ Pesquisa do histórico escolar de cada aluno;

Evidências

A avaliação deve sempre estar a serviço do aluno, acompanhar o caminho que o aluno faz, descobrindo suas dificuldades e necessidades. Esta deve ser constante, durante jogos, trabalhos em grupos e brincadeiras. Também é importante ter conversas individuais com os alunos, olhar os cadernos, as produções, perguntar o que aprenderam, o que gostaram, buscando ter um registro diário mostrando em que as crianças se desenvolveram e em que precisam melhorar.
Avaliar é acompanhar a turma, ajudando a ultrapassar os obstáculos do caminho.
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Curso de Pedagogia - PEAD
Disciplina: Representação do Mundo pelas Ciências Naturais E
Pólo: Três Cachoeiras
Data: 02 de junho de 2008
Nome(s): Cristiane Model Mengue

Projeto

Tema: Natureza e seus ciclos

Duração: 02 meses

Justificativa:
O estudo dos ciclos da natureza é uma grande oportunidade para despertar a curiosidade e a admiração das crianças. Ao observar as interações entre a natureza e o ser humano a criança estará desenvolvendo o modelo de um ambiente com um todo integrado em que a atividade de cada parte depende do funcionamento do todo.
Nossa natureza não evolui sozinha, mas junto com toda a sua humanidade. Da mesma forma o ser humano não evolui sozinho, sua historia faz parte da historia da vida na terra, por isso devemos cuidar , preservar e admirar o ambiente em que vivemos, conhecendo a sua relação entre os animais, vegetais e a humanidade em geral.

Objetivo geral:

Desenvolver o interesse pela natureza, através de pesquisas e leitura de textos informativos que levam os alunos a refletirem sobre a mesma;

Objetivos específicos:

Ler e interpretar textos informativos e narrativos;
Conscientizar-se sobre a importância da preservação da nossa natureza;
Realizar pesquisas sobre os ciclos da natureza;
Construir em forma de maquete as causas do desequilíbrio da natureza;
Usar a criatividade ao construir um texto sobre a preservação das espécies animais e vegetais;
Expressar-se oralmente através de relatos pessoais, onde observou a interferência do ser humano na natureza;
Pesquisar sobre a importância dos ciclos para a humanidade;
Apresentar a roda literária através da analise do filme Blink Bill;
Construir em conjunto o livro dos ciclos da natureza;

Atividade Pratica

Analise do filme Blink Bill;
Produzir um relato a partir do filme, sobre as interferências das ações humanas no desequilíbrio ecológico e também sobre a necessidade de os animais se adaptarem a um novo ambiente;
Apresentação para os colegas em forma de roda literária;

Fundamentação Teórica

Ao estudarmos o meio ambiente e os seus ciclos, pretende-se que os alunos formem uma mentalidade critica, viva e constritiva sintonizada ao tempo presente, pois nosso planeta oferece muitos recursos naturais, indispensáveis para a nossa sobrevivência. A qualidade de vida dos seres humanos depende da qualidade dos recursos naturais do ar que respiramos, da água que bebemos, do solo em que se desenvolvem as culturas agrícolas, das plantas e dos animais que utilizamos em nossa alimentação.
O estudo da natureza e seus ciclos enfim contribui para o desenvolvimento de uma mentalidade de respeito pela vida, auxiliando-nos no desempenho de nossas atividades sem comprometer a harmonia do ambiente em que vivemos.

Metodologia de análise

Para o registro das atividades realizadas, será criado em conjunto o livro dos ciclos da natureza, que ficara exposto na biblioteca da escola para que os outros colegas possam retirá-lo para ler.

Avaliação

Este projeto será avaliado durante toda a sua realização, e terá como critérios a participação, a socialização, o interesse, a criatividade e a integração do grupo e desempenho nas atividades.