sexta-feira, 19 de junho de 2009

Desenvolvimento Moral

Ao ler os textos propostos, percebe-se realmente que a questão sobre a violência nas escolas está sendo um assunto polemico, pois abrange variados pontos que precisam ser bem trabalhados.
Com base nestes, relatarei um fato que vivenciei em sala de aula, onde o aluno A foi realizar uma atividade no quadro ao retornar para sua classe, esbarrou na mesa do aluno B, e este se sentindo provocado foi até a classe do aluno A e virou a sua classe, espalhando os seus materiais pela sala.
Confesso que no momento não soube o que fazer como reagir, somente procurei manter a calma na turma e nos ambos alunos citados. Depois de algum tempo chamei os dois alunos para uma conversa separada da turma, onde observei que no aluno B. a questão da violência será um trabalho longo, pois apresenta ações contrarias em seu cotidiano, das que são aceitas e trabalhadas em sala de aula.
Busquei também conhecer mais a fundo a realidade de cada aluno, onde me deparei com algumas situações desagradáveis, foi onde parei para analisar como deveria ser realmente elaborada as minhas atividades, a fim de modificar estas situações tanto da sala de aula, quanto da escola.
Busquei então alguns referenciais teóricos que embasassem minhas atividades e projetos, sendo que todos estão sempre voltados para a questão de valores, amizades etc. e que não ficasse somente na nomeação de alunos de vila, mal educados...
Então percebi que a criança reage conforme a sua interação, como Piaget conclui numa de suas pesquisas.
Para Piaget o espírito evolui do fenomenismo, baseado no interação, experimentação, resultando em interacionismo, e que uma criança até seus dez anos tem seus atos avaliados sem interessar a sua interação.
Foi assim que passei a entender os processos de reação e desenvolvimento dos meus alunos e o principal, saber controlar meus ânimos e os dos meus alunos, mantendo um equilíbrio em sala de aula.

Nenhum comentário: