sexta-feira, 19 de junho de 2009

FILME: O CLUBE DO IMPERADOR

Diante da analise feita sobre o filme visto percebo que o professor passa sobre um conflito moral a partir do momento que um dos seus alunos passa a não se interessar sobre seus assuntos conteúdos, atividades, estando com seu interesse voltado totalmente para outros pontos, que para si são mais importantes.
O professor achando que não exista mais nada importante do que seus conteúdos de séculos antes de cristo procura o pai de seu aluno, para ter uma conversa rigorosa, com o objetivo de resolver o problema.
Onde o pai não da muita importância ao professor, somente lhe faz questionamentos como: Quais os valores, princípios que estão sendo transmitidos aos alunos?
Para mim a partir deste momento, o professor se deu conta de que seu papel não é exigir que todos sejam iguais, com os mesmos desejos, mas sim respeitar o desejo de cada um.
Como o professor tinha como principio no seu conteúdo e na sua escola, de moldar o aluno, modifica-lo, passou a perceber que o mais importante era estar mais presente de seus alunos com acontecimentos do momento, e participar de atividades com os mesmos, mas como a escola tinha suas regras e não podia ser desrespeitadas o professor continuou agindo como de costume, só que desta vez com o moral acima de tudo.
Passou a proporcionar atividades, como provas onde os alunos teriam que conhecer seus conteúdos mantendo uma pratica totalmente tradicionalista, para depois os melhores classificados serem avaliados através de um concurso cultural, onde alunos responderiam os questionamentos de seu professor, em frente a um grande publico, com familiares, professores, diretores, que para mim seria um grande constrangimento, ao momento que errasse uma resposta.
Para que sua moral não foi rebaixada, aprovou seu aluno que participava do concurso à base de colas, tendo em sua mente que o seu trabalho não teve significado algum para este aluno.
Este filme deixou uma mensagem muito importante para mim, pois mostrou que o professor deve estar atento aos desejos de seus alunos, tentando contornar as situações do dia a dia, trazendo assuntos que atraiam e façam parte do cotidiano dos mesmos. O mais importante é que o professor não tem o dever e nem deve querer mudar, modificar ou até moldar seu aluno, somente fornecer subsídios para que eles mesmos procurem o que servirá ou será melhor para si mesmos.



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