segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Educação de Jovens Adultos

Estou achando muito interessante e importante esta nova proposta de trabalho sobre EJA, pois nos levou a conhecer e refletir sobre a realidade do jovem adulto, dificuldades que até então não tinhamos conhecimento, como pouca coordenação motora, raciocinio, cansaço do trabalho arduo, pois a sua maioria são agricultores, pessoas carentes e simples. Diante disto cabe ao professor a tarefa de receber e agradar esses alunos, como também de proporcionar atividades mais acessiveis e de fácil compreensão, pois são pessoas de idade mas que estão na aprendizagem de crianças. Acredito que esta interdisciplina ainda nos propiciará novas aprendizagens, estarei aguardando por isso...Abraços!!!

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cris,

O público da EJA é bastante diferente do que encontramos na escola regular. Trata-se de alunos trabalhadores que, na maioria das vezes, já frequentaram a escola e desistiram por algum motivo.
Assim, é importante que a prática pedagógica na EJA articule educação, cultura e trabalho a fim de atender às especificidades do público que atende. Não se admite, portanto, um ensino infantilizado e desqualificado. Pelo contrário, é preciso articular o saber do aluno (resultado de sua experiência de vida, de sua leitura da realidade)aos saberes da escola para que o aluno de EJA sinta-se de fato inserido na sociedade e para que adquira senso crítico de modo a intervir na realidade da qual faz parte.

Tua postagem revela alguns equívocos na compreensão dessa modalidade de ensino.

Beijos, Rô Leffa