terça-feira, 17 de novembro de 2009

Educação de Jovens Adultos -EJA

Venho aqui relatar um pouco da tarefa que nosso grupo 9 teve de encarar para contemplar a proposta da interdisciplina, realizamos pesquisas com professores de EJA, o que não foi muito facil de encontrar,e a apartir destas nos reunimos duas noites no pólo para e elaboração da sintese da pesquisa como também relatos dos autores estudados nesta (Marta Kohl e Regina Hara) e o esboço do nosso tão esperado pôster. Confesso que não foi muito fácil conseguir nos organizarmos em pouco tempo, pois também tinhamos outras atividades, mas digo com certeza de que tivemos muitas aprendizagens sobre um assunto que até então não tinhamos parado para analisar e nem pensar sobre a importancia da EJA para pessoas de qualquer idade, que não tiveram ou não puderam estudar, e que enfrentam também muitos desafios como nós, sem falar que trabalham o dia todo, e a grande maioria são agricultores, um serviço muito pesado que gera desgaste fisico, e a noite estão com todo ânimo para a aula abertos para novas descobertas.
Tivemos que nos esforçarmos muito como todos os outros grupos, mas nosso trabalho ficou muito bem elaborado, os graficos bem organizados,a sintese bem descrita. Agradeço a equipe de EJA que nos proporcionou esta gratificante tarefa.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Educação de Jovens Adultos

Estou achando muito interessante e importante esta nova proposta de trabalho sobre EJA, pois nos levou a conhecer e refletir sobre a realidade do jovem adulto, dificuldades que até então não tinhamos conhecimento, como pouca coordenação motora, raciocinio, cansaço do trabalho arduo, pois a sua maioria são agricultores, pessoas carentes e simples. Diante disto cabe ao professor a tarefa de receber e agradar esses alunos, como também de proporcionar atividades mais acessiveis e de fácil compreensão, pois são pessoas de idade mas que estão na aprendizagem de crianças. Acredito que esta interdisciplina ainda nos propiciará novas aprendizagens, estarei aguardando por isso...Abraços!!!

Linguagem

Agora parei para refletir um pouco mais sobre esta interdisciplina, pois até então estava somente realizando as atividades solicitadas, com certo entusiamo e muita ansiedade para não ultrapassar os prazos, sem muito analisar o que esta tinha e tem como objetivo. Então voltei a revisar minhas postagens e ao ver suas sequencias de propostas de atividades, observei o quanto sabemos e o quanto aprendemos neste semestre, quantas novidades surgiram e ainda surgirão para nós. A atividade que mais gostei e muito prazerosa de realizar foi analisar uma descrição de uma historia infantil feita por uma criança. Ver esta contando os fatos de uma historia de maneira carinhosa, meiga, com suas palavrinhas rimadinhas foi muito gratificante, e poder observar também sua emoção e afetividade sobre a mesma, sem falar nas suas fantasias, e fantasias dos personagens. Foi muito maravilhoso realizar esta proposta....