segunda-feira, 27 de setembro de 2010

POSTAGENS DO SEMINÁRIO INTEGRADOR

EIXO I
Neste primeiro eixo as atividades foram bem produtivas, onde desfrutamos de variadas ferramentas até então desconhecidas por todos nós cursistas novatos. As atividades propiciaram grande interação com todos os alunos do pólo como também de outros pólos, favorecendo assim no nosso crescimento pessoal e profissional, onde tivemos total liberdade de concordarmos/discordamos das idéias de nossos colegas como também de expor nossas idéias,conhecimentos e experiências.E se pode perceber a grande valia que tem Paulo Freire, com sua teoria onde este sempre defendeu que a interação com o outro favorece na construção do conhecimento e da sua personalidade, e é através da interação com o outro que a aprendizagem acontece de forma simples e dinâmica.Também aprendemos através da disciplina do Seminário Integrador a organizar o nosso tempo, tarefa que não foi muito fácil,mas de grande valia, ainda mais agora com a aproximação do TCC que exige muito tempo para leituras e releituras diarias.

EIXO II

O ato de descrever propicia o desenvolvimento do raciocínio como também necessita o conhecimento das palavras, entre outros...As descrições realizadas neste eixo fizeram com que eu conhecesse melhor a instituição de ensino a qual eu estava começando a trabalhar, como também sua filosofia,desafios,propósitos e metas a alcançar no atual período letivo. Me fez refletir sobre as riquezas que existem no caminho da minha casa até minha escola, que até então não tinha me dado por conta, e como estas são essências para o nosso meio ambiente e para nós também.
E o mais importante é podermos divulgar o nosso cantinho do trabalho como o nosso caminho percorrido todos os dias, fazendo com que tenhamos também mais certeza do que aprendemos e mais seguros com a utilização das ferramentas apresentadas.
Também tivemos a oportunidade através da disciplina de psicologia, poder conhecer melhor o teórico Freud,pai da psicanalise, que através da sua teoria nos ajuda a entender melhor os comportamentos e atitudes dos nossos alunos na sala de aula bem como também na sua vida.E pude entender também atraves do filme proposto Encouraçado Potemkin,o quanto é importante o ato de observar, analisar o que esta a nossa volta e a frente de nossos olhos, que muitas vezes nos estão mostrando algo muito importante mas não nos damos por conta, e foi atraves desta oportunidade de poder observar,analisar e refletir que decidi o assunto do meu TCC.


EIXO III

Diante do nosso papel de docente nada mais importante do que conhecer os instrumentos necessários para o desenvolvimento de um bom trabalho, e neste eixo tivemos a oportunidade de trabalhar o verdadeiro sentido de currículo, projeto- político-pedagogico e didática. Onde estes três norteiam todo o processo de ensino-aprendizagem, servindo de base para o professor, na elaboração de seus planejamentos e nas suas avaliações.Sendo importante também que o professor tenha consciencia de que estes tres caminham juntos.E que cada curriculo esteja de acordo com as prioridades e necessidades de cada turma.É importanter também que todo o processo de aprendizagem tenha inicio do cotidiano do aluno para o teórico e não do teórico para o cotidiano, e que o professor priorize também a realização dos trabalhos em grupos, pois segundo Paulo Freire, a aprendizagem acontece mediatizada pelo mundo e pelos que nela estão inseridos,não sendo diferente na sala de aula, onde os alunos aprendem atraves do contato e com a troca com o outro.

EIXO IV

Como todo ser humano, sempre temos curiosidades, indagações e algo de novo a conhecer.E neste eixo, podemos atraves do Seminario Integrador desvendar uma das nossas indagações pertinentes na nossas vidas, buscando talvez respostas que satisfizessem nossos anseios.Temos a certeza de que não sabemos tudo, que estamos sempre em processo de construção do conhecimento e nada mais significante que esta tenha inicio por nós, se tornando de grande significado e que jamais será esquecido.Então tivemos a oportunidade de desenvolver um plano individual de estudos baseado nas perguntas formuladas pelos alunos, confesso que nao foi uma tarefa facil, pois exigiu que eu indagasse meus alunos levando-os a curiosidades, buscando assim que eles formulassem as perguntas.E foi ai que percebi o quanto os alunos estavam acomodados com o pronto, com aulas de escuta-escreve, sem trocas, sendo totalmente tradicional.Me encontrei na teoria do empirismo, onde o ser é considerado um recipiente vazio, que precisa ser preenchido, uma tabula rasa,onde o conhecimento é imposto pelo objeto(meio fisico e social).

Um comentário:

Rosângela disse...

Olá Cristiane,

Eu e a Nádie lemos e discutimos tuas postagens e achamos melhor enviar o comentário, bem detalhado, por email, ok!?

Qualquer dúvida, entre em contato.
Beijos, Rô Leffa.