quinta-feira, 14 de outubro de 2010

EIXO V

Neste eixo tivemos a oportunidade através da disciplina Escola Cultura e Sociedade de poder refletir sobre o nosso verdadeiro papel de docente e para isto nos foi proposto a leitura do texto de Paulo Freire Pedagogia da Autonomia.E diante deste pude perceber o quanto somos importantes na vida dos nossos alunos, sendo que somos o seus espelhos e até as vezes muito mais que isto, passamos a exercer o papel de alguem muito próximo do aluno que lhe transnmita carinho e proteção.Sabemos que não podemos ser professores pais/mães, mas nada impede que demonstramos a estes discentes a nossa preocupação com o seu desenvolvimento e com a sua aprendizagem. E hoje ser professor é uma tarefa que exige muita dedicação e força de vontade, pois os alunos já não são mais os mesmos,suas vontades e seus desejos pelos seus estudos também não são mais os mesmos,então o professor precisa ser criativo em proporcionar atividades que atraiam a atenção dos alunos e que os estimulem a frequentarem a escola e a sala de aula.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cristiane,

Tua reflexão, ao que me parece, foi construída a partir da leitura do livro de Paulo Freire, certo?
Freire aborda em seu livro essa relação mais afetuosa do professor para com os alunos? Como ele compreenda a relação professor-aluno? Qual a importância do conhecimento nessa relação? Como ele aborda a questão da autonomia?

Faço esses questionamentos para te ajudar a avançar na discussão, pois tua postagem não traz elementos fortemente teóricos, embasados. Além disso, não se articula com a experiência do teu estágio nem com o TCC, ou seja, não cumpre a proposta estabelecida pelo SI.

Aguardo complementação da postagem. Podes fazê-la aqui mesmo nos comentários.

Beijos, Rô Leffa.