quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Entrevista Tânea Fortuna

O brincar termina quando a infância acaba?


A brincadeira deve estar presente na vida da criança em todas as suas fases, pois é um valioso mecanismo de desenvolvimento lúdico, motor e psíquico, sendo um fator de grande importância no desenvolvimento do educando e de todo ser humano, pois além de ajudar a descobrir o seu próprio eu, desenvolve a imaginação e a fantasia.
Como cita Tânea R. Fortuna em sua entrevista:
“A criança quando brinca ela imagina, cria fatos e situações, de acordo com o mundo onde esta inserida”.
É comum meninos e meninas relacionarem suas brincadeiras com as profissões de seus pais, exemplo (menina: brinca de dona de casa _ menino: brinca de policial, caminhoneiro...).
A brincadeira é um dos instrumentos sociais mais completos para o desenvolvimento humano, e deve estar sempre presente no processo educacional, fazendo com que a aula se torne mais prazerosa, e assim o sucesso escolar estará garantido.

Um comentário:

By Benites disse...

pCristine!
tenho acompanhado tua escrita com conclusões importantes.Mas não tenho visto um recorte sobre todas estas vivências no teu aprendizado, o que fica para você? O que muda estas experiências na tua vida ou sala de aula? quais as tuas dúvidas com o que você está aprendendo nas interdisciplinas. Espero ver neste blog tuas reflexões apartir destes questionamentos.
Um abraço.
Benites