quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Respondendo questionamentos da Rosangela

Professora Rosangela, como citei na postagem de libras ainda me sinto leiga sobre este assunto e sobre como usar os sinais de Libras, então tudo esta sendo uma novidade. E dos textos estudados e dos filmes vistos o que me chamou a atenção e me fez refletir é como as pessoas com deficiencia auditiva passam por discriminações em suas vidas, sendo denominados de loucos, deficiente mental, estando totalmente excluidos da sociedade onde vivem.É muito dificil conseguir ter contato com uma pessoa muda, sem ter conhecimento das libras, pois nossos gestos muitas vezes não são o que eles interpretam e assim não chegamos a uma ideia em conjunto, não conseguindo ter uma troca, como acontecia com Jonas e sua mãe, ela não entendia o que seu filho lhe pedia, o deixando chateado, irritado, nervoso.Gostaria de ter a oportunidade de termos mais uma/duas aulas presenciais para termos mais contato com as libras e que apartir desta tentassemos ter contato com deficientes auditivos.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Cris,

Tua reflexão avançou um pouco na discussão acerca do deficiente auditivo. Sem dúvida, a barreira do preconceito e da discriminação o maior entrave para a inclusão social.

A comunicação é um aspecto fundamental para o convívio entre as pessoas, e a LIBRAS representa o modo específico de comunicação dos deficientes auditivos. É preciso que haja políticas públicas de incentivo ao aprendizado dessa língua para que, especialmente nas escolas, alunos com essa deficiência possam ser inseridos de fato.

Beijos, Rô Leffa