quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Seminario Integrador

Gostaria de parabenizar os professores do Seminario Integrador que nos oportunizaram realizar esta tabela das teses, pois para mim favoreceu muito no meu entendimento sobre todos os pontos necessarios para a realização do PA, que até então se encontravam para mim um pouco dispersos, vagos, sem entendimento, e com a analise individual de cada um pude destacar e perceber a utilidade/ importancia dos mesmos, um exemplo é o mapa conceitual que para mim só servia para extressar as ideias, e já agora o vejo com outro olhar. Achei esta atividade muito construtiva. Parabéns Seminario Integrador

Didatica

Já haviamos estudado durante praticamente os quatro anos do magistério, mas somente agora no curso da UFRGS, é que pude realmente refletir sobre como deve ser feito um planejamento,o que eu quero com este planejamento, meus objetivos..., mas não é só isso, preciso destacar neste as aprendizagens dos meus alunos, como ocorreu minha aula, minhas atividades realmente deram certo, faltou alguma coisa? E isto somente me fez refletir com a ultima aula de Didatica do dia 19/10/09 onde a professora nos explicou muito bem a importancia e a utilidade do mesmo. E comcerteza este será nosso maior subsidio para nosso estagio que se aproxima. Adorei esta aula...

Respondendo questionamentos da Rosangela

Professora Rosangela, como citei na postagem de libras ainda me sinto leiga sobre este assunto e sobre como usar os sinais de Libras, então tudo esta sendo uma novidade. E dos textos estudados e dos filmes vistos o que me chamou a atenção e me fez refletir é como as pessoas com deficiencia auditiva passam por discriminações em suas vidas, sendo denominados de loucos, deficiente mental, estando totalmente excluidos da sociedade onde vivem.É muito dificil conseguir ter contato com uma pessoa muda, sem ter conhecimento das libras, pois nossos gestos muitas vezes não são o que eles interpretam e assim não chegamos a uma ideia em conjunto, não conseguindo ter uma troca, como acontecia com Jonas e sua mãe, ela não entendia o que seu filho lhe pedia, o deixando chateado, irritado, nervoso.Gostaria de ter a oportunidade de termos mais uma/duas aulas presenciais para termos mais contato com as libras e que apartir desta tentassemos ter contato com deficientes auditivos.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

LIBRAS

Analisando os trabalhos até então realizados, pude perceber o quanto é importante termos conhecimentos sobre como trabalharmos-agirmos com pessoas com deficiencia auditiva, como nos mostra o filme "Meu Nome é Jonas", que sofreu muito até as pessoas ao seu redor se importarem e sentirem a necessidade de se colocarem no mundo de Jonas.
Os sinais de Libras para mim até então estão se apresentando de forma um pouco confusa, pois somos leigos nesta interdisciplina, mas acredito que terá muito a nos oferecer e enriquecer nosso conhecimento.