segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Eixo VII

Neste eixo, pudemos desfrutar dentre todas as interdisciplinas, uma muito interessante que foi a interdisciplina de EJA (Educação de Jovens e Adultos), onde tivemos a oportunidade de conhecer todos os itens importantes para se trabalhar com alunos de EJA bem como também todos os desafios que os alunos tem de enfrentar para se dedicar novamente ou primeiramente aos seus estudos em busca de melhoria de vida e aperfeiçoamente pessoal.
Segundo o Parecer CEB 11/2000-Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens Adultos elaborado por Carlos Roberto Jamil Cury,a educação de jovens e adultos representa uma divida social não reparada para com os que não tiveram acesso e nem dominio da escrita e leitura como bens sociais, na escola ou fora dela, e tenham sido a força do trabalho empregado na constituição de riquezas e na elevação de obras publicas.
E com base neste parecer pude perceber a importancia do trabalho com a EJA, pois este desenvolve de uma forma ou de outra o prazer seja para o jovem ou adulto, de poder frequentar uma sala de aula e viver ou reviver algo que sempre sonhou e desejou, alem de poder pela primeira vez independente da idade, escrever e ler o seu nome, e assim conseguir também se localizar dentro da comunidade onde esta inserido, deixando de ser uma pessoa analfabeta.

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Cristiane,

Ao que me parece trascreveste em tua postagem um trecho do Parecer CEB 11/2000. É importante colocar entre aspas as citações, certo?

No primeiro parágrafo fals em "itens importantes para se trabalhar com alunos de EJA" e desafios que os alunos tem de enfrentar"... Quais são esses itens e quais são esses desafios? Explicite!

Será que o trabalho mais importante da EJA é mesmo possibilitar aos alunos a alegria de estar na sala de aula e garantir que aprendam a escrever o próprio nome? Não te parece uma função muito simplista, muito imediata e prática? Como pensar a relação de jovem/adulto com as questões de trabalho, com a sociedade em geral?

Aguardo complemento da postagem.
Beijos, Rô Leffa.

Cristiane Model Mengue disse...

Olá Rô, retirei um trecho do Parecer sim obrigado por lembrar...Os itens importantes para o trabalho com EJA é que o professor tenha paciência, disponibilidade, conhecimento, pois se tratam de alunos que não tiveram ou não puderam continuar frequentando a sala de aula, sendo este um grande desafio tanto para os alunos quanto para os professores. Cito a questão do ler e escrever por ser estes itens mais que essenciais para sua vida, sendo que uma pessoa sem saber ler ou escrever parece não ser nada, sendo que a nossa sociedade esta cada vez mais exigindo uma melhor qualificação profissional,e para poder sobreviver se precisa de um trabalho descente que tenha uma remuneração sustentavel. abraços